terça-feira, 16 de novembro de 2010

Tecnologia e Formação Continuada

A formação continuada do professor e a utilização das tecnologias a serviço da educação



As tecnologias tomaram conta do mundo e todos sem exceção tiveram que se adaptar a essa nova ordem mundial.

De extrema necessidade é ocorrer essa mudança no sistema educacional, e colocar as tecnologias a serviço das escolas, mas com o cuidado de garantir o acesso e principalmente assegurar a aprendizagem significativa. Sendo assim, o professor deve estar apto para apropriar-se seguramente desses recursos.

Sabe-se que a tarefa de transformar nosso complexo sistema educacional exige múltiplas ações. E as mais importantes são as capazes de provocar impacto significativo na qualidade de formação da prática dos professores.

A utilização das tecnologias na educação não garantirá por si só a aprendizagem dos alunos, pois as mesmas são instrumentos de ensino que podem e devem estar a serviço do processo de construção e apropriação do conhecimento dos aprendizes. A introdução desses recursos na educação deve ser acompanhada de uma sólida formação dos professores para que eles possam utilizá-las de uma forma responsável e com potencialidades pedagógicas verdadeiras,
Diante disso, cabe ao professor buscar mecanismos necessários para sua formação que possibilitem prepará-lo para uso pedagógico das tecnologias. Mas, o desafio é gigantesco. As tecnologias podem oferecer novas perspectivas para a renovação do ensino. Contudo a rapidez com que elas se modernizam não acompanha a capacitação dos professores para utilizá-las corretamente na escola.

Sabemos que o ofício de professor é uma profissão complexa que exige constante adaptação às condições de trabalho bem como constante atualização científica, pedagógica e didática. Ainda que a formação inicial seja de elevada qualidade, a formação contínua é, ainda, uma necessidade para garantir qualidade de ensino.

E o grande desafio é mudamos os paradigmas convencionais do ensino com as novas mídias. É dessa maneira, então, que se deve considerar a formação inicial e assegurar a formação continuada. Completando essa idéia, Rezende e Fusari (2001, p.242) sugere que haja uma articulação entre a formação inicial e a formação de professores, tendo como eixo central a prática docente, afirmando "que a formação inicial de professores precisa estar 'de olho' no que está acontecendo no exercício da docência, mas o docente em exercício tem que estar 'de olho' nos cursos de formação inicial de professores". Portanto é de suma importância que o educador esteja sempre participando de cursos de formação continuada, buscando assim, aprimorar sua prática pedagógica.

Dessa maneira, a formação inicial seguida da formação continuada deverá ser capaz de dar ao educador condições de desenvolver constantemente suas habilidades e aptidões a fim de integrar as tecnologias a sua prática docente e ser competente de, no momento certo e sob as condições adequadas, definir qual a tecnologia deve ser acionado à prática docente, levando-os a uma formação que conjugue conhecimento e reflexão sobre a prática. Como aponta Gómez (1995, p. 112), "o conhecimento-na-ação só é pertinente se for flexível e se apoiar na reflexão na e sobre a ação".

No entanto, O professor não precisa voltar à universidade para buscar conhecimentos voltados a utilização das tecnologias em sua prática pedagógica, quais suas reais possibilidades defavorecer uma aprendizagem significativa no processode construção de conhecimento. No seu próprio local de trabalho os professores podem adquirir por meio de formação continuada, a oportunidade refletir sobre a importância de utilizar pedagogicamente as tecnologias e analisar sua aplicabilidade no processo ensino e aprendizagem.

Portanto, é imprescindível a participação dos professores em cursos de formação contínua e eficiente, gerando consequentemente transformações em sua prática pedagógica e assumindo uma postura crítica e reflexiva quanto ao uso e por queutilizar ou não as tecnologias no processo de construção de novos conhecimentos.


Sandra Maria Oliveira dos Santos

Especialista em Tecnologias em Educação pela PUC/RIO (2007); Graduada em Licenciatura Plena em Letras pela UNIFAP (2007). Professora Multiplicadora das TIC’s do Núcleo de Tecnologia Educacional NTE Marco Zero. Tutora dos cursos de Pós-Graduação em Gestão Escolar e Mídias na Educação III da Universidade Federal do Amapá.

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